19/04/2025
Esportes

"Agora é a hora de mudar": como Luxemburgo pode armar o Palmeiras contra o Santos

Foto Capa

Treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

O Palmeiras vive momento de cobrança para apresentar um futebol melhor no Campeonato Brasileiro. Nas palavras do técnico Vanderlei Luxemburgo, "agora é a hora de mudar" o Verdão para a sequência da temporada.
Depois de um início irregular e com muitos problemas na criação, o Verdão venceu a sua primeira partida na competição nacional na quarta-feira, contra o Athletico, quando teve novamente um armador desde o início.
Lucas Lima foi titular no Paraná, e depois entraram Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Zé Rafael. O gol palmeirense, porém, saiu nos acréscimos depois de um arremesso lateral para a área adversária.
– O que fizemos para ganhar o Paulista é que tive de tornar a equipe mais fechada, mais feia. Era importante o Palmeiras não perder o campeonato, ainda mais para o Corinthians. Saímos dois jogos na frente (no Brasileiro) e eles empataram. Agora é hora de mudar. Eu vou dar oportunidade ao Lucas, ao Raphael, daqui a pouco está o Veron, para o time ficar mais leve. Eles vão ter oportunidades, cabe a eles mostrar capacidade, que podem continuar – afirmou Luxa, na quarta-feira.
Antes da partida contra o Athletico, o Palmeiras vinha tendo sequência com Patrick de Paula, Gabriel Menino, Ramires e Zé Rafael no meio de campo, com Luiz Adriano completando o ataque ao lado de Rony ou Willian.
O Verdão vinha atuando em um 4-4-2, com dois atacantes mais próximos. No Paraná, Rony e Luiz Adriano tiveram a companhia de Lucas Lima, mas Gabriel Menino ficou mais aberto e preso na direita para fortalecer a marcação. Uma variação "mais leve" pode ser o time novamente com dois pontas abertos, um meia centralizado e um centroavante.
As opções de mudança para o meio de campo palmeirense atualmente são Gustavo Scarpa, que interessa ao Atlético-MG e voltou ao time na quarta-feira como opção no banco depois de não ser relacionado contra o Goiás, Zé Rafael, que jogou todos os jogos do time em 2020, Raphael Veiga, autor do gol na quarta-feira, e Alan, que não participou de uma partida oficial até agora.
Todos os volantes têm característica de chegada (Bruno Henrique, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires), mas ninguém conseguiu ter destaque ofensivo nos primeiros jogos no Brasileirão. Os gols do Verdão no torneio nasceram em recuperação de bola no meio de campo e contra-ataque (contra o Fluminense) e bola parada (escanteio contra o Goiás e arremesso lateral contra o Athletico).
No ataque, além de Rony, Willian e Luiz Adriano, a comissão técnica palmeirense tem à disposição alternativas de velocidade como Wesley e Angulo, além de Gabriel Veron, que está recuperado de lesão muscular e pode ser relacionado para o clássico contra o Santos.
Ainda de olho no mercado, a diretoria palmeirense também avalia possíveis saídas. Patrick de Paula desperta interesse do Benfica e de outros clubes da Europa, mas a diretoria afirma não ter recebido nenhuma oferta oficial até o momento. Wesley também tem sondagem do grupo que administra o Manchester City para uma possível transferência para a Bélgica.
O Verdão soma cinco pontos após três rodadas do Brasileirão. O time de Luxemburgo tem média de apenas um gol marcado por partida depois da quarentena.

Fonte: globoesporte.globo.com